Deixe ir o caos do relacionamento do casal

D

Segundo Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão criador das constelações familiares, existem 3 leis básicas que atuam ao mesmo tempo em qualquer relacionamento: o pertencimento, a ordem e o equilíbrio.

A lei da ordem é definida pela hierarquia de posicionamento de cada membro no sistema de acordo com o tempo, ou seja, quem chegou primeiro no sistema tem precedência sobre os que chegaram depois. Assim, os pais vieram antes dos filhos, por exemplo.

A ordem é aplicada tanto aos membros que chegam em um sistema (os filhos depois dos pais), como aos novos sistemas que surgem derivados de um sistema familiar de origem, como o relacionamento de um casal.

Por isso, numa relação do casal é essencial que saibam que seus sistemas familiares vieram antes, mas que o relacionamento atual terá prioridade sobre o de origem, principalmente se existirem filhos.

Nessa ordem de prioridade e precedência, não significa desconsiderar o sistema anterior, ao contrário, significa honrar e respeitar o que veio antes, mas seguir adiante, olhar para frente, para o novo.

No entanto, é importante frisar que quando nos referimos ao relacionamento de um casal, não existirá ordem ou hierarquia de chegada no sistema entre o homem e a mulher, pois os dois formaram o casal juntos e, por isso, encontram-se lado a lado. Cada um com seu papel e contribuição específica nessa relação, não sendo um mais ou menos importante que o outro. Ambos são diferentes, mas complementares para que a relação funcione.

Por isso, as dicas práticas aqui para que a ordem do relacionamento seja respeitada é que o casal:
– se coloque lado a lado, sabendo que não existe hierarquia entre o homem e a mulher;
– honrem suas família de origem para que possam seguir livres;
– invistam e priorizem em seu relacionamento como casal;
– qualquer problema que exista no relacionamento, investiguem as raízes das questões em suas famílias de origem.

Reflita sobre o quanto o seu relacionamento pode estar caótico em função do desrespeito a essa lei.

Namastê

Rebec@

Sobre a Autora

Adicionar um comentário